Em 1960 um pastor da Alemanha Oriental escreveu uma peça chamada O SINAL DE JONAS. A última cena representava o julgamento final. Todos os povos da terra estão reunidos na planicie aguardando o veredicto de Deus. Eles não aguardam pacificamente, no entanto; ao contrário, estão reunidos em pequenos grupos, conversando cheios de indignação. Um dos grupos é um ajuntamento de judeus, facção que conheceu pouca coisa além de perseguição religiosa, social e politica ao longo de sua história. Entre eles há vitimas dos campos de exterminio nazistas. Confabulando, o grupo exige saber que direito Deus tem de emitir a sentença deles, especialmente um Deus que habita eternamente na segurança do céu.
O outro grupo é formado por negros americanos. Eles também questionam a autoridade do Deus que nunca experimentou os infortúnios do homem, nunca conheceu a miséria e as profundezas de degradação humana a que eles foram sujeitos nos porões dos navios negreiros. Um terceiro grupo é composto de pessoas que nasceram de relacionamentos legítimos, tendo sido motivo de piada e de riso durante toda vida.
Centenas desses grupos estão espalhados pela planicie: os pobres, os afligidos, os maltratados. Cada grupo aponta um representante para colocar-se diante do trono de Deus e desafiar seu direito divino a emitir sentença a respeito de seus destinos imortais. Esses reúnem-se em conselho e decidem que esse DEUS remoto e distante que nunca experimentou agonia humana não é qualificado para assumir tribuna do julgamento a não ser que esteja disposto a adentrar o estado sofredor e humilhado do homem e suportar o que os homens suportam.
A redação da conclusão final deles: "DEVES NASCER JUDEU; AS CIRCUNSTÂNCIAS DO TEU NASCIMENTO DEVEM SER QUESTIONADAS; DEVES SER MAL ENTENDIDO POR TODOS, INSULTADO E ZOMBADO POR TEUS INIMIGOS, TRAIDO POR TEUS AMIGOS; DEVES SER PERSEGUIDO, ESPANCADO E FINALMENTE MORTO NUM LUGAR PÚBLICO DA FORMA MAIS HUMILHANTE".
Esta é a sentença passada a DEUS pela assembléia. O clamor ergue-se a uma altura febril enquanto aguardam resposta. ENTÃO UMA LUZ BRILHANTE E ESTONTEANTE ILUMINA A PLANICIE INTEIRA. UM POR UM, TODOS QUE EMITIRAM SUA SENTENÇA CONTRA DEUS QUEDAM-SE SILENCIOSOS. POIS GUARNECENDO O CÉU PARA TODO MUNDO VER ESTÁ A ASSINATURA DE JESUS CRISTO COM ESTA INSCRIÇÃO: "CUMPRI MINHA SENTENÇA".
sexta-feira, 13 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário