Por que se afirma que a felicidade não é normal?
Muita gente tem um conceito distorcido de felicidade.O mais comum é vê-la como ausência completa de dor e como uma sequência de momentos nos quais a pessoa se sente bem. È facil preencher a vida com uma série de episódios efêmeros de bem estar, como sair com os amigos ou beber um bom vinho. São diversões que podem trazer satisfação momentânea, mas na manhã seguinte a vida não estará melhor e não haverá como evitar que aconteçam coisas ruins. Todos sabemos que um dia vamos morrer, todos nós lembramos da perda de um amigo querido, de algum erro que cometemos, de dramas, traições ou doenças. A diferença entre o homem e outras criaturas está na capacidade que ele tem de usar suas habilidades cognitivas para remoer os erros e infortunios do passado e temer as incertezas do futuro. Por isso o normal é sentir dor e sofrer.
Qual o problema de tentar evitar a dor?
Ao fazermos isso, acabam criando uma série de medos e fobias, que aumentam ainda mais o sofrimento. O conceito de que a felicidade é como a ausência de sentimentos ruins nos leva a reagir á dor de uma maneira que limita nossa vida. Ou seja, que só piora as coisas.Isso nos deixa menos abertos a estabelecer novos relacionamentos, leva-nos a evitar lugares que tragam lembranças do passado ou situações desagradáveis. Dessa forma, ,perdemos a oportunidade de um envolvimento real com o que acontece a nossa volta. Isso também nos impede de ir atrás do que realmente queremos.Em casos extremos, como na depressão, quem tenta a todo custo evitar a dor começa a ficar entorpecido. Passa a não sentir nada, apenas um vazio profundo.
O suicidio é uma dessas formas de fuga da dor?
Trata-se da explicação mais plausivel na msior parte dos casos.Muitos suicidios são um último esforço para acabar com a própria dor.Em seis de cada dez casos os suicidas deixam escrito, em bilhetes, que não aguentavam mais sofrer.Há uma mensagem nisso tudo: evitar os sentimentos dolorosos ´rejeitar a própria vida. Aceitá-los como parte da existência é a melhor atitude. Até onde sabemos,depois de mortos não sentimos mais nada. E não há vantagem nisso.
"Nosso conceito de felicidade está ligado a emoções de curto prazo. Isso não é verdadeiro.As pessoas devem definir o que realmente querem da vida a longo prazo, descobrir quais são seus valores e viver de acordo com eles. Isso é ser feliz".
terça-feira, 27 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário