sábado, 24 de maio de 2008

AI DOS FARISEUS !

Fariseu não é só certa classe de judeus. Fariseu quer dizer "separatista", e todo ego humano é separatista; julga-se separado de Deus e vive na ilusão do seu egocentrismo.
Todo egoista é como um cão que se deita sobre o alimento dos bois, que não é alimento para ele, a ao mesmo tempo impede que os animais comam a comida deles. O egoista faz mal a si mesmo e faz mal aos outros.
A fim de ultrapassar essa zona do ego não basta ser altruista e virtuoso, que podem ser formas de um egoismo sublimado, "remendo nouvo em roupa velha". È necessário ultrapassar toda zona de egoidade, viciosa e virtuosa, e "nascer de novo pelo espirito", fazer-se "nova criatura em Cristo". A egoidade consiste essencialmente no mental do homem; enquanto o homem não se transmentalizar, nada será resolvido; mas a trasmentalização é a transegoficação, ou seja, a desintegração do ego e sua integração no Eu superior. O ego, porém, se defende de todos os modos contra esse egocidio, uma vez que nada sabe do Eu e tem de defender tenazmente o único tesouro que possue ou julga possuir. Somente uma invasão cósmica de fora do ego pode levá-lo a uma transegoficação ou transmentalização redentora. Esse impacto cósmico, a "graça" levaria o ego a uma integração´cósmica, á cosmificação mou auto-realização.
Mas, como pode a graça atuar sobre um ego cristalizado na sua impenetrável egoidade?
O que é humanamente impossivel é cosmicamente possivel. Mesmo na aparente ausência de qualquer preparativo preliminatr, de qualquer disposição consciente do homem, acontece o advento da graça. Judas Iscariotes estava, externamente, no melhor dos ambientes --- e a graça não lhe aconteceu. Saulo de Tarso parecia estar no pior dos ambientes --- E A GRAÇA LHE ACONTECEU.
Existe, evidentemente, uma lógica totalmente diferente de toda a logicidade humana.

Um comentário:

Revlu disse...

Meu caro irmão Egberto,
este espaço possibilitará o compartilhamento das suas reflexões e
ponderações.
Gostei do texto, Ai dos Fariseus. Uma coisa que o Fariseu não pensa é sobre
o julgamento de Deus, pois ele está muito ocupado julgando os seus irmãos.
Continue escrevendo, a semente germinará!