sábado, 13 de setembro de 2008

MUITO ALÉM DA FELICIDADE E DA INFELICIDADE EXISTE A PAZ

A felicidade depende de circunstâncias consideradas positivas, ao passo que a paz interior não precisa delas.
Você pode afirmar, com certeza, o quer é positivo e o que é negativo? Já fez o levantamento completo? Muitas pessoas devem ter aprendido bastante com as suas próprias limitações, seus fracassos, suas perdas, suas doenças e sofrimentos. Tudo isso ensinou-as a se desfazer das imagens falsas que tinham de si mesmas, dos desejos e objetivos superficiais ditados pelo ego e lhes deu profundidade, humildade e compaixão. Fez delas pessoas reais.
Sempre acontece alguma coisa negativa, há sempre uma lição embutida, embora nem sempre se perceba isso na hora. Uma doença ou um acidente pode mostrar o que há de real ou irreal em uma situação, aquilo que é importante e o que não é.
De uma perspectiva mais elevada, as circunstâncias são sempre positivas.Para ser mais preciso, elas não são positivas nem negativas. São do jeito que são.E quando aceitamos as coisas como são, o "bem" ou o "mal" deixam de existir em nossas vidas.Só o que existe é um bem supremo, que inclui o "mal". Mas, pela perspectiva da mente, existe o bem e o mal, o igual e o diferente, o amor e o ódio. È por isso que no Livro do Gênesis está escrito que Adão e Eva não tiveram mais permissão para habitar o "paraiso" quando "comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal".

Um comentário:

flu disse...

Muito profunda está perspectiva, eu acredito que cada um aquilata o positivo e o negativo de cada fato de uma forma bem pessoal, isso faz com que as pessoas se diferenciem umas das outras. As circunstancias sao sempre positivas, elas sao do jeito que sao ! Há sempre uma liçao embutida. Lindo, lindo !
Vou mais longe, tenho certeza de que a busca deste olhar mais sereno em relaçao 'as adversidades do cotidiano, é que fazem com que o homem se aproxime cada vez mais de Deus !