O cristão é um ser extremamente realista. Conhece a existência humana em sua dialética, distendida entre o bem e o mal, o pecado e a graça, a esperança e o desespero, o amor e o ódio, a comunicação e a solidão. Ele vive nestas duas dimensões. Sabe que, enquanto caminha, pode pender mais para um que para outro lado. Como cristão, ele se decidiu pelo amor, pela comunhão, pela esperança, pela graça. Cristo nos mostrou como devemos viver nessa dimensão. Se nos mantivermos aí, seremos felizes já aqui e para sempre. Com isso não quer se bagatelizar a dramaticidadde da existência humana. Porém temos esperança: "cofiai, eu venci o mundo" (Jo 16,33). Ele nos disse, antes de nos deixar. Depois de Cristo não poderá haver mais drama, mas somente, como no mundo medieval, os autos sacramentais. E isso porque com Cristo entrou a esperança, a certeza da vitória e a convicção segura de que o amor é mais forte que a morte.
Se nós nos mantivermos abertos a todos, aos outros e a Deus e se buscarmos colocar o centro de nós mesmo fora de nós, então estamos seguros: a morte não nos fará nenhum mal e não haverá uma segunda morte. Já começamos a viver neste mundo o céu, entre perigos talvez, mas seguros de que estamos no caminho certo e já na casa paterna.
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)

3 comentários:
Ser Cristao é tao simples, basta manter a originalidade, ou seja, amadureça mas nao perca a pureza com que vc veio ao mundo.
Nós compicamos o amor, deixe seu coraçao navegar solto, com os ventos, sem destino, Deus estará te esperando em cada porto, e dele sairemos cada vez mais puro !
Ser cristão é maravilhoso. Aprendemos a enfrentar nosso maior e mais excitante desafio. A vida! E como é maravilhoso viver uma vida cheia de plenitude e paixão. Como é maravilhoso ver algo a mais em tudo que se olha ao redor.
Ser cristão significa ser rebelde com justa causa, ser incompreendido e muitas vezes taxado de maluco, doido varrido ou excêntrico. (dependendo da classe social ou nível intelectual do doido.)
Ser crente fiel é ser prudente. É andar na corda bamba, balançar, balançar, mas nunca cair e nem pender para um dos lados. Ser cristão é ser extremamente cuidadoso em relação a falsa profissão de fé. Aquela meramente verbal. Ser calvinista e não praticar o evangelho.
Todo dia antes de dormir peço sabedoria para que, ao conhecer a teologia sistemática, nunca deixe de praticar o evangelho, de aplicá-lo em meu casamento, negócios, amizades... Não quero me tornar apenas mais um intelectual insensato.
A vida é dura e incerta. E por isso temos que ter disciplina. Disciplina não é coisa de gente estreita. No final das contas, tudo se resume a disciplina e ao amor. Temos responsabilidades como seres humanos e acima de tudo como cristãos.
Para concluir uma frase que expressa bem a luta para não cair da corda bamba.
“Meu coração é como pólvora. Basta uma fagulha para incendiá-lo. Eu preciso, portanto, mantê-lo constantemente umedecido pela graça divina” – Robert ... (não me recordo o nome todo do autor da frase...)
ser cristão é me sentir amado por Deus.
Abraço Egberto
Paulo Rogerio
Postar um comentário