quinta-feira, 3 de julho de 2008

O IMPOSTOR QUE VIVE EM MIM

Uma das causas de o impostor levar a vida de modo mediocre é a simples e velha covardia. Quando criança, eu até achava alguma justificativa para admitir uma culpa menor e evitar um castigo maior, sob a alegação de que era impotente e indefeso. Mas no outono de minha vida, fortalecido com tanto amor e afeição e calejado em juras eternas, devo dolorosamente reconhecer que ainda funciono baseado no medo. Fiquei mudo em situaçoes de injustiças flagrante. Enquanto o impostor cumpria muito bem seu papel, eu assumia uma postura passiva nos relacionamentos, sufocava a criatividade, negava meus sentimentos reais, permitia-me ser intimidado pelos outros, e então justificava meu comportamento convencendo-me que o Senhor queria que eu fosse um instrumento de paz... A QUE PREÇO?
Uma vida dedicada á sombra é uma vida de pecado. Tenho pecado por causa de minha recusa covarde---por causa do medo da rejeição--- em pensar, sentir, agir, reagir e viver o "eu" autêntico.
É CLARO QUE O IMPOSTOR REFUTA DE MANEIRA FERRENHA, QUE A RAIZ DO PROBLEMA NÃO É TÃO IMPORTANTE, E DEVERIA SER IGNORADA; QUE HOMENS E MULHERES "MADUROS" NÃO FICARIAM TÃO ABORRECIDOS POR CAUSA DE ALGO TÃO BANAL; QUE O EQUILIBRIO DEVE SER MANTIDO, MESMO QUE ISSO SIGNIFIQUE COLOCAR LIMITES IRRACIONAIS NAS ESPERANÇAS E NOS SONHOS PESSOAIS, ACEITANDO A VIDA EM SUA FORMA MAIS MEDIOCRE.
Nós nos recusamos a ser o "eu" verdadeiro até mesmo diante de Deus---e aí nos perguntamos por que nos falta intimidade com ele. O desejo mais ardente do nosso coração é a união com Deus. Desde o primeiro momento da existência, o anseio mais forte é cumprir o propósito original de nossa vida: "Vê-lo com mais clareza, amá-lo com mais ardor, segui-lo mais de perto". Somos criados para Deus, e nada menos pode nos satisfazer de fato.
C.S.Lewis pôde dizer que foi "surpreendido pela alegria", tomado por um desejo que fez "tudo o mais que já aconteceu(...) insignificante, se comparado". Nosso coração sempre estará inquieto até que descanse nele. A oração é, essencialmente, a expressão de nosso coração que anseia por amor. Não tanto a lista de nossos pedidos, mas nossa aspiração mais profunda: estar unidos com Deus da forma mais completa possivel.
Você já se sentiu bloqueado por certa resistência interna á oração? Pelo pavor existencial do silêncio, da solidão e de se ver sozinho diante de Deus? Pelo esforço que faz pela manhã, quando se arrasta da cama para louvar a Deus, movendo-se pesadamente para adorar com o torpor sacramental de um doente terminal, suportando a oração noturna com resignação estóica, sabendo que "ISSO TAMBÉM PASSARÁ?

C U I D A D O C O M O I M P O S T O R !

2 comentários:

flu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
flu disse...

Parabéns Pai !
Te admiro mais a cada dia !
Beijos
Guiba